Carnaval 2026: A Sapucaí pulsa com a força da cultura afro-gaúcha, homenagens a Ney e Lula, e a exuberância da Amazônia Negra.
A primeira noite de desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro, neste Carnaval 2026, foi marcada por uma explosão de cores, ritmos e homenagens que ecoaram pela Marquês de Sapucaí. A festa carnavalesca, que atrai olhares do mundo todo, começou com a força da cultura brasileira em suas diversas manifestações.
A energia contagiante e a diversidade cultural foram os grandes destaques da noite, que viu quatro escolas de samba apresentarem seus enredos. A emoção tomou conta do público com a celebração de personalidades importantes e temas que ressoam com a identidade brasileira.
Conforme divulgado pelo g1, a primeira noite no Rio de Janeiro teve homenagens a Ney Matogrosso, Lula, e celebrou a cultura afro-gaúcha e a Amazônia Negra, mostrando a riqueza e a diversidade do Brasil em pleno Carnaval 2026.
Mangueira abre os desfiles com tema envolvente e desafio na Avenida
A Acadêmicos da Mangueira deu o pontapé inicial nos desfiles da Sapucaí, apresentando um enredo que celebrou os povos que festejam o Turé, com a comissão de frente representando essa rica tradição. A escola, que tem Evelyn Bastos em seu 13º desfile à frente da bateria, enfrentou um desafio quando um de seus carros alegóricos sofreu uma batida na Praça da Apoteose, exigindo esforço dos componentes para a retirada.
Portela inova com tecnologia e homenageia Carolina Maria de Jesus
A Portela encantou o público com sua comissão de frente, onde uma integrante “voou” em um drone gigante, demonstrando a fusão entre arte e tecnologia. A escola também trouxe para a avenida a história de Carolina Maria de Jesus, celebrando a obra e a vida da escritora que se tornou um marco na literatura brasileira. Um detalhe que chamou atenção foi o problema no carro alegórico com o tema “Clarão”, que apesar de ter 20 metros e 4 toneladas, foi controlado por uma equipe de 13 profissionais de Parintins, similar ao manejo de um lobisomem da Imperatriz.
Niterói homenageia Lula em meio a debates e ações judiciais
O desfile da escola de Niterói trouxe o enredo sobre Lula, que antecedeu o desfile com ações na Justiça, alertas do TSE e orientações do governo. A temática gerou debates e atenção especial, mostrando como a política e a cultura se entrelaçam no Carnaval 2026.
Outros Destaques da Noite e Eventos Paralelos
A primeira noite de Carnaval 2026 no Rio de Janeiro também contou com a presença de celebridades internacionais curtindo os desfiles na Sapucaí. O carnavalesco da Grande Rio foi visto ensaiando com a bateria em um camarote, e um detalhe especial chamou a atenção: um carnavalesco desfilou com um anel que pertenceu a Ney Matogrosso em um show histórico de 1976. Enquanto isso, em Pernambuco, as ladeiras de Olinda se animaram com bonecos de figuras como Wagner Moura e Kleber Mendonça, mostrando a diversidade da festa no país.
Em outros noticiários, um piloto admitiu envolvimento com menores e mostrou registros em motel, um avião da Latam abortou a decolagem em Guarulhos, e um ônibus com trabalhadores rurais tombou em rodovia no interior de SP, deixando 6 mortos. Tragédias também foram registradas em Minas Gerais, com 4 mortos em uma batida entre carros, e em Mogi das Cruzes e Suzano, onde um incêndio de grandes proporções durou mais de 12 horas. No Amazonas, um sobrevivente de naufrágio relatou que sua mãe deu o próprio colete salva-vidas para ele. No Rio Grande do Sul, o corpo de um homem que desapareceu após cair no mar foi encontrado. A rede social X (antigo Twitter) apresentou instabilidade nesta segunda-feira, e o filme “O Agente Secreto” venceu o prêmio Spirit de cinema independente.