Prefeitura de São Paulo remove post com brincadeira sobre BBB após queixa da Globo
A Prefeitura de São Paulo retirou do ar uma postagem em seu perfil no Instagram que fazia uma brincadeira com o reality show Big Brother Brasil (BBB). A ação ocorreu após uma notificação formal enviada pela TV Globo, detentora dos direitos do programa.
A publicação, feita na segunda-feira (12), dia da estreia da nova edição do BBB, foi elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O objetivo era comparar os programas oferecidos pela pasta com os participantes do reality, utilizando o formato e a linguagem característica do programa.
A postagem iniciou com o bordão “HEY, BROTHERS!”, usado para abrir o BBB, e apresentava cada programa da SMDET como se fosse um competidor na casa mais vigiada do Brasil. Foram criadas categorias como “camarote”, “pipoca” e “veteranos”, esta última uma novidade do BBB 26, para classificar as iniciativas municipais.
Programas da Prefeitura comparados a participantes do BBB
O programa Fashion Sampa, por exemplo, que visa auxiliar empreendimentos e capacitar profissionais do setor de moda, foi categorizado como parte do grupo “camarote”. A legenda brincava que ele “costura oportunidades, constrói identidade e não passa despercebido no jogo”, em uma clara alusão ao universo do reality show.
A gestão de Ricardo Nunes (MDB) confirmou, em nota ao Painel, que a postagem “foi retirada do ar após contato da TV Globo”. A prefeitura reiterou seu “respeito integral às legislações vigentes sobre direitos autorais”, indicando que a notificação da emissora foi acatada para evitar quaisquer problemas legais.
TV Globo não se manifesta sobre outras ações semelhantes
Até o momento, a TV Globo não retornou às tentativas de contato da reportagem para comentar o caso. Também não foi informado se a Prefeitura de São Paulo foi a única entidade notificada para remover brincadeiras relacionadas ao BBB, que tem previsão de exibição até o dia 21 de abril.
O incidente levanta discussões sobre o uso de marcas e conteúdos protegidos por direitos autorais em campanhas oficiais, mesmo quando a intenção é apenas uma ação de marketing com tom humorístico. A rápida retirada da postagem demonstra a sensibilidade das empresas em relação à exploração de suas propriedades intelectuais.