Foram apreendidos um empurrador, uma draga em pleno funcionamento e outras quatro localizadas em um estaleiro clandestino, onde seriam reformadas para posterior retomada das atividades ilícitas
A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (12), a Operação Yacumama. A ação integrada de repressão ao garimpo ilegal no Rio Negro, na cidade de Iranduba/ região metropolitana de Manaus, resultou na apreensão de cinco embarcações utilizadas na extração ilegal de ouro.
A ação contou com a participação da Polícia Federal, do Ibama, da Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas (DEFLU/PC-AM) e do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM).
Foram apreendidos um empurrador, uma draga em pleno funcionamento e outras quatro localizadas em um estaleiro clandestino, onde seriam reformadas para posterior retomada das atividades ilícitas. O garimpo ilegal provoca graves danos ambientais, especialmente pela contaminação dos rios, configurando crime de usurpação de bens da União.