quinta-feira, 12 de novembro de 2026 | Manaus, AM
Ao Vivo
Amazônia Que Eu Quero: Embaixadores do AM, AC e RR se reúnem online para debater futuro e tecnologia MPE Pede Cassação de Deputado Thiago Abrahim por Participação em Inaugurações Durante Período Eleitoral no AM Arthur Valentin Sabino Dantas, 13 anos, desaparece em Manaus: Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para encontrar o adolescente Manicoré em Crise Hídrica: Prefeitura Contrata Barões da Pisadinha por R$ 650 Mil em Meio à Estiagem Severa Lucro do Banco do Brasil despenca 66,5% no 3º trimestre de 2026: entenda o impacto do agronegócio e crédito Navio Amor Beatriz colide com pedras no Rio Solimões e quase afunda em Manacapuru; veja resgate Alerta Máximo no Amazonas: Seca Extrema Atinge 50 Cidades e Deixa Milhares em Situação de Emergência Hídrica Grupo DB lidera ranking de cesta básica mais barata em Manaus em 2026, Procon confirma preços acessíveis Amazônia Que Eu Quero: Embaixadores do AM, AC e RR se reúnem online para debater futuro e tecnologia MPE Pede Cassação de Deputado Thiago Abrahim por Participação em Inaugurações Durante Período Eleitoral no AM Arthur Valentin Sabino Dantas, 13 anos, desaparece em Manaus: Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para encontrar o adolescente Manicoré em Crise Hídrica: Prefeitura Contrata Barões da Pisadinha por R$ 650 Mil em Meio à Estiagem Severa Lucro do Banco do Brasil despenca 66,5% no 3º trimestre de 2026: entenda o impacto do agronegócio e crédito Navio Amor Beatriz colide com pedras no Rio Solimões e quase afunda em Manacapuru; veja resgate Alerta Máximo no Amazonas: Seca Extrema Atinge 50 Cidades e Deixa Milhares em Situação de Emergência Hídrica Grupo DB lidera ranking de cesta básica mais barata em Manaus em 2026, Procon confirma preços acessíveis
Economia

O Novo Salário de R$ 1.621 começou a vigorar desde o dia 1º de janeiro.

O Novo Salário de R$ 1.621 começou a vigorar desde o dia 1º de janeiro.

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou o ajuste do salário mínimo de R$ 1.518 para 1.621, que entrou em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2026, representando um reajuste de 6.79% em relação ao piso anterior, isso corresponde a R$ 103 no valor mensal recebido pelos trabalhadores.

O reajuste foi definido após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador utilizado para a correção anual do salário mínimo. O índice acumulou alta de 4,18% nos 12 meses encerrados em novembro de 2025. Esse percentual compõe a base inflacionária prevista na regra de atualização do piso salarial.

Além da inflação, o cálculo considera o desempenho da economia. Dados revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. No entanto, o arcabouço fiscal em vigor estabelece limites para o ganho real acima da inflação, que pode variar entre 0,6% e 2,5%, a fim de controlar a expansão dos gastos públicos.

Publicidade 728 × 250 Anuncie Aqui — Banner Meio de Conteúdo

Conforme a aplicação dessas regras, o valor técnico do salário mínimo chegou a R$ 1.620,99, sendo arredondado para R$ 1.621, conforme determina a legislação.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), afirmou que o novo salário mínimo deverá injetar cerca de R$ 81,7 bilhões na economia ao longo do ano. O impacto considera efeitos diretos sobre a renda dos trabalhadores, o consumo e a arrecadação, mesmo em um cenário de maior controle fiscal.

Compartilhe: Facebook Twitter/X
Publicidade 728 × 90 Anuncie Aqui
Publicidade 970 × 160 Anuncie Aqui — Billboard Pré-Rodapé