Novos radares de trânsito entram em operação em Manaus neste domingo, ampliando a segurança

Manaus se prepara para um trânsito mais seguro a partir deste domingo, 1º de outubro, com a entrada em funcionamento de mais de 30 novos equipamentos de fiscalização eletrônica. A iniciativa visa cobrir áreas com histórico de acidentes e melhorar o controle do fluxo de veículos na capital amazonense.

A ampliação do sistema de fiscalização eletrônica inclui não apenas os tradicionais medidores de velocidade e detectores de avanço de sinal vermelho, mas também uma tecnologia inédita na cidade: os detectores de eixo, voltados para a fiscalização de veículos pesados.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que todos os novos equipamentos passaram por testes e ajustes técnicos, com o objetivo principal de reduzir o número de acidentes e otimizar o controle do trânsito em corredores de grande movimento. Conforme informação divulgada pelo IMMU, a medida busca tornar o trânsito mais seguro.

Detectores de Eixo: Tecnologia Inovadora para Veículos Pesados

Uma das principais novidades é a instalação de detectores de eixo em dez pontos estratégicos da cidade. Esses dispositivos são capazes de identificar o tipo e o tamanho dos veículos, auxiliando na fiscalização de caminhões e ônibus em áreas com restrições de circulação para veículos de grande porte. A implementação dessa tecnologia inédita em Manaus promete um controle mais eficaz sobre o tráfego de pesados.

Ampliação da Fiscalização Eletrônica em Manaus

Além dos inovadores detectores de eixo, o projeto de ampliação da fiscalização eletrônica em Manaus contempla a instalação de 15 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho. Estes radares são cruciais para inibir comportamentos de risco e aumentar a segurança em cruzamentos importantes da cidade.

O pacote de novidades inclui também 7 controladores de velocidade, que limitarão a velocidade máxima permitida a 60 km/h em determinadas vias. Para áreas que exigem maior atenção e prudência, foram instaladas 2 lombadas eletrônicas, com o limite de velocidade reduzido para 40 km/h, visando a segurança de pedestres e a redução de acidentes em pontos sensíveis.

Pontos de Fiscalização Detalhados

O IMMU divulgou os locais onde os novos radares e controladores de velocidade serão ativados. Entre os pontos com fiscalização de avanço de sinal vermelho estão avenidas como a General Rodrigo Otávio Ramos, Ephigênio Salles, Constantino Nery, Djalma Batista, Leonardo Malcher e Ramos Ferreira, em diversos sentidos da via. Estes locais foram escolhidos devido ao histórico de acidentes.

Para o controle de velocidade a 60 km/h, os motoristas devem ficar atentos em vias como a Avenida Pedro Teixeira, Avenida das Torres, Avenida Governador José Lindoso e Avenida do Turismo. Já as lombadas eletrônicas, com limite de 40 km/h, foram instaladas em pontos como a Avenida Pedro Teixeira com a Avenida Dom Pedro I, Avenida São Jorge, Avenida Tefé e Avenida Timbiras, entre outras vias importantes, para garantir a segurança em trechos de maior circulação de pedestres.

A expectativa do IMMU, segundo o diretor-presidente Arnaldo Flores, é que essa expansão do sistema de fiscalização eletrônica contribua significativamente para um trânsito mais seguro e organizado em Manaus, com a consequente diminuição de acidentes e infrações.