FBI analisa luva com DNA em busca de pistas sobre sequestro de Nancy Guthrie, mãe de Savannah Guthrie

Investigadores nos Estados Unidos obtiveram uma amostra de DNA de uma luva encontrada perto da casa de Nancy Guthrie, mãe da apresentadora de TV Savannah Guthrie. Nancy, de 84 anos, desapareceu no final de janeiro em Tucson, Arizona.

A luva, localizada a aproximadamente quatro quilômetros da residência da idosa, pode ser a mesma utilizada pelo principal suspeito do sequestro. Imagens de câmeras de segurança registraram um invasor mascarado na porta da casa de Nancy na noite do desaparecimento.

A análise da luva, conforme informado pelo FBI no domingo (15), pode levar a uma “correspondência” com perfis de DNA conhecidos já nesta segunda-feira (16), após busca no banco de dados nacional. As conclusões preliminares foram recebidas no sábado e aguardavam confirmação oficial.

Avanço na Investigação com DNA

O FBI recebeu os resultados de um laboratório privado na Flórida no sábado. A amostra de DNA aguardava controle de qualidade e confirmação oficial no domingo, antes de ser enviada para comparação com perfis armazenados no banco de dados nacional, o Codis. O processo de cruzamento de DNA no Codis geralmente leva 24 horas.

A luva em questão é uma de cerca de 16 recolhidas em um campo próximo à casa de Nancy Guthrie. A maioria foi deixada por equipes de busca, mas esta luva se destaca por parecer corresponder às usadas pelo homem mascarado visto tentando desativar a câmera da campainha pouco antes do sequestro.

Horas após o anúncio sobre o DNA, Savannah Guthrie compartilhou um vídeo nas redes sociais expressando que “ainda temos esperança” e pedindo a quem detém sua mãe ou sabe de seu paradeiro “que faça a coisa certa”.

Suspeito Principal e Detalhes do Caso

O chefe de polícia do condado de Pima, Chris Nanos, afirmou estar certo de que o indivíduo visto no vídeo, portando arma e mochila, é o principal suspeito procurado. Nancy Guthrie, com mobilidade física limitada, não poderia ter saído de casa sozinha, indicando que foi levada contra a vontade.

Desde o desaparecimento, surgiram pelo menos duas supostas cartas de resgate, enviadas a veículos de imprensa. Não houve contato direto conhecido entre os supostos sequestradores e a família ou autoridades. Vestígios de sangue na varanda foram confirmados como sendo de Nancy Guthrie.

Apelo da Família e Busca Contínua

Savannah Guthrie, coapresentadora do programa “Today” da NBC News, e seus irmãos têm feito apelos públicos pelo retorno da mãe e demonstrado disposição para atender a exigências de resgate. Em um vídeo recente, Savannah afirmou: “Acreditamos na bondade essencial de todo ser humano, e nunca é tarde demais.”

O chefe de polícia Chris Nanos declarou que não há provas de que Nancy esteja viva, mas também não há evidências de morte. Agentes do xerife e do FBI realizaram buscas em outra residência em um bairro de alto padrão, a menos de 3 km da casa de Guthrie, cumprindo um mandado judicial federal.

Contexto do Sequestro e Atenção Midiática

Nancy Guthrie foi vista pela última vez em 31 de janeiro, após um jantar com familiares. O desaparecimento foi comunicado no dia seguinte. Sua saúde frágil e necessidade de medicação diária, além de um marca-passo, aumentam a urgência do caso.

DNA de terceiros, não pertencente a Nancy ou pessoas próximas, foi coletado em sua propriedade, mas os resultados não foram divulgados oficialmente. O sequestro gerou intensa atenção da imprensa e manifestações de solidariedade, inclusive do presidente Donald Trump.