A saúde mental passa a ganhar um novo canal de atenção no Amazonas. Sancionada pelo governador Wilson Lima, a Lei nº 7.565/2025, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), determina que as faturas de energia elétrica emitidas no mês de setembro tragam mensagens de prevenção e cuidado com a saúde mental.
A iniciativa íntegra as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A medida deverá ser adotada pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado.
“Nosso objetivo é promover o cuidado com a saúde mental de forma ampla. A fatura de energia é um meio eficaz de levar informações relevantes a milhares de famílias, incentivando o diálogo, o acolhimento e a busca por apoio”, afirmou João Luiz, que também preside a Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Além das mensagens de conscientização, o texto da lei prevê que sejam incluídos contatos de centros de atendimento psicológico e canais de apoio emocional, facilitando o acesso da população a serviços especializados.
“Essa é uma forma simples e direta de lembrar às pessoas que elas não estão sozinhas, e que ajuda está disponível. A parceria com a concessionária será essencial para dar visibilidade à causa e salvar vidas”, completou o parlamentar.