MANAUS (AM) Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde de terça-feira (5), o galpão da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, Zona Leste da capital. As chamas se alastraram e também comprometeram parte das instalações da empresa Valfilm da Amazônia, localizada nas proximidades. O fogo permanece ativo nesta quarta-feira (6), e o combate segue intenso.
De acordo com relatos de trabalhadores da Effa Motors fabricante de caminhões de pequeno porte o incêndio teria começado por volta das 12h, após faíscas de solda caírem sobre um produto químico na linha de produção. Cerca de 100 veículos estavam no setor no momento em que as chamas se iniciaram.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que não havia registro de feridos. No entanto, por volta das 22h, o Complexo Hospitalar Sul divulgou uma nota informando que uma funcionária deu entrada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital 28 de Agosto. Segundo a nota, ela foi socorrida e levada ao hospital antes da chegada dos bombeiros, razão pela qual não constava no boletim inicial da corporação. O estado de saúde da mulher é estável.
O subcomandante do CBMAM, coronel Borges, afirmou que as causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Ao todo, 148 bombeiros e 26 viaturas estão empenhados na operação de combate às chamas, que continuam se intensificando, alimentadas por materiais inflamáveis e agravadas por uma densa coluna de fumaça tóxica.
Os funcionários da Effa Motors evacuaram o prédio rapidamente após o início do fogo. “Começou a pegar fogo num canto e logo se espalhou. Todo mundo saiu correndo, foi um desespero”, relatou um trabalhador, que preferiu não se identificar.