Um casal identificado como Adailton Cruz de Souza, de 35 anos, e Daiane dos Santos Vicente da Silva, de 33, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (10/07), suspeito de envolvimento em um esquema criminoso de abortos clandestinos em Manaus.
Segundo o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o casal divulgava anúncios em plataformas de comércio eletrônico e oferecia uma espécie de “consultoria” para mediação de abortos, tanto virtualmente quanto presencialmente. O valor cobrado pelos procedimentos ilegais chegava a R$ 1,6 mil, com o consentimento das gestantes.
Após uma semana de investigações baseadas em denúncias anônimas, os dois foram detidos no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital, no momento em que se preparavam para realizar mais um aborto.
Durante a operação, foram apreendidas pílulas abortivas e outros materiais utilizados nos procedimentos clandestinos. De acordo com o delegado, além de praticarem os abortos, o casal também era responsável pela venda ilegal dos medicamentos.
Mulher é indiciada por aborto
As investigações também levaram ao indiciamento de uma mulher identificada como Júlia Danielle, que teria realizado um aborto com o auxílio da dupla na quarta-feira (09/07), com cerca de um mês de gestação. A polícia ainda identificou outra mulher que teria passado pelo procedimento há dois dias e foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
Acusações
O casal vai responder por:
- Adulteração e corrupção de produtos destinados a fins terapêuticos
- Tráfico de drogas
- Associação para o tráfico
- Aborto provocado com consentimento da gestante
Eles serão submetidos à audiência de custódia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.