Carnaval de Manaus 2026: Grupo Especial Encerra Desfiles com Emoção e Esperança Pela Vitória; Campeã Sai Nesta Segunda (16)

As escolas de samba do Grupo Especial de Manaus concluíram a folia do Carnaval na Floresta 2026 com apresentações memoráveis no Sambódromo. Os desfiles, que ocorreram entre a noite de sábado (14) e a manhã de domingo (15), foram marcados por muita emoção, criatividade e a celebração da cultura amazônica.

O público presente pôde vibrar com enredos que homenagearam personalidades, celebraram datas comemorativas e contaram histórias de superação. A expectativa agora se volta para a apuração, que determinará a grande campeã do carnaval manauara.

Conforme informação divulgada sobre os desfiles, a definição da campeã do Grupo Especial está marcada para esta segunda-feira (16), às 14h, no próprio Sambódromo. Antes disso, pela manhã, às 10h, ocorrerá a apuração dos grupos de acesso A e B, definindo as escolas que ascenderão à elite do carnaval em 2027.

Presidente Vargas Abre os Desfiles com Homenagem à Mulher Amazônica

O Grêmio Recreativo Presidente Vargas deu o pontapé inicial nos desfiles do Grupo Especial, apresentando um enredo que exaltou a força da mulher amazônica. Isabelle Nogueira brilhou no carro abre-alas como guerreira cunhã, recebendo calorosos aplausos da torcida. A princesa da bateria, Jamilly Januska, expressou a emoção de estrear no cargo: “Esse é o meu primeiro ano como princesa da bateria da Presidente Vargas. É um orgulho muito grande estar à frente dessa bateria e só tenho a agradecer pela oportunidade”, declarou.

Andanças de Ciganos Celebra Meio Século de História com Fé e Tradição

A escola Andanças de Ciganos comemorou seus 50 anos de história com o enredo “Os ciganos contam suas andanças – 50 anos de história”. A apresentação destacou as ricas tradições e a espiritualidade cigana, sob a proteção de Sara Kali. O mestre de sala, Eudes Ramos, considerou marcante estrear no Grupo Especial justamente no ano do jubileu da escola. Já a porta-bandeira Isabella Alves demonstrou confiança: “A escola está confiante em fazer um grande carnaval”, afirmou.

Grande Família e Aparecida Emocionam com Enredos Marcantes

A Grande Família apresentou o enredo “O Galo Faceiro e o Chamado de São João – Maracanaú”, em uma celebração junina. A rainha da bateria, Arleane Marques, se despediu emocionada do cargo: “Viver esse último desfile à frente da bateria é muito emocionante. É uma trajetória de amor pela escola e hoje é um dia de gratidão”, disse. A Aparecida, por sua vez, levou à avenida o enredo “Do Velho ao Novo, para Sempre Airão”, uma viagem histórica. A musa Nicoly Silva ressaltou a união da comunidade: “Esse ano foi difícil, mas a escola vem com força e união. A expectativa está alta e seguimos confiantes”, pontuou.

Vila da Barra, Vitória Régia e Alvorada Fecham a Noite de Desfiles

A Vila da Barra encantou com o enredo “A Ópera dos Imortais”, inspirado nos mistérios do Teatro Amazonas. A rainha Débora Tapajós expressou a ansiedade em apresentar um espetáculo diferenciado. A Vitória Régia homenageou Bi Garcia com o enredo “O filho da ilha que encanta o Amazonas”. A porta-bandeira Rafaelle Costa destacou a responsabilidade e emoção de carregar o pavilhão. A Alvorada encerrou os desfiles já com o amanhecer, apresentando o enredo “Alvorecer da 319”, com a missão de deixar sua marca na avenida.

O secretário de Cultura, Caio André, avaliou o Carnaval na Floresta como um sucesso, enaltecendo a força do samba no Amazonas através dos desfiles dos grupos de acesso e do Grupo Especial.