Com tema “Fraternidade e Moradia”, iniciativa da Igreja Católica propõe reflexões e ações sociais durante a Quaresma e destaca realidade habitacional na capital amazonense.
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, a Arquidiocese de Manaus lançou, nesta terça-feira (10), a Campanha da Fraternidade 2026, movimento pastoral que marca o início das reflexões da Igreja Católica durante a Quaresma e propõe ações voltadas à solidariedade e ao fortalecimento da fé.
Para o arcebispo de Manaus, cardeal dom Leonardo Steiner, a escolha do tema ocorreu após sugestões das comissões pastorais à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a temática já vinha sendo debatida há muitos anos.“Vendo a realidade muito concreta, se retomou. Especialmente a questão da moradia, também em termos do cuidado para com as pessoas que vivem nas ruas. Elas moram na rua e a rua se tornou sua casa. Essa é uma preocupação da CNBB e das comissões pastorais que escolheram o tema, para que nós também tomemos consciência”, destacou.
Durante o evento de lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, o arcebispo reconheceu o comprometimento da Igreja Católica com as questões sociais, ressaltando que elas fazem parte da missão evangelizadora e da fé proclamada pelo papa Francisco.“Abordamos essas questões porque a fé é comprometida e leva em consideração todas as realidades. Não tem como não abordar a questão da moradia, especialmente diante de um grande número de pessoas que não têm moradia digna. É necessário tratar do tema para que nos convertamos e criemos sensibilidade para toda essa realidade”, salientou.
Segundo o arcebispo, durante o período serão articuladas ações concretas da Igreja Católica com o Poder Executivo para a resolução da problemática da moradia no Amazonas, citando como exemplo o trabalho da Pastoral do Povo da Rua.
“Existem promessas, existem projetos, mas esses projetos precisam ser efetivados. E a Igreja que está em Manaus, a Arquidiocese, sempre esteve muito presente no passado e também no presente para podermos realmente agilizar essas questões”, frisou.
Campanha da Fraternidade 2026
O evento de abertura da Campanha da Fraternidade 2026 acontece na Quarta-feira de Cinzas (18), às 8h, com a celebração de abertura na rua Pico das Águas, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus.“A dignidade vem de poder morar; morar traz dignidade. Agora, o morar precisa também ser digno. Deus, quando nasceu no meio de nós, não teve casa, mas nos deu uma casa, que é a fraternidade”, concluiu o cardeal.
Durante a Quaresma, a Arquidiocese de Manaus irá realizar atividades ao longo de todo o período, como União Sacra, adoração ao Santíssimo, reflexões nas escolas e novenas, além de propor ações concretas visando minimizar a problemática da moradia na cidade.
Manaus entre as capitais mais ‘favelizadas’
Para a coordenadora da Pastoral da Arquidiocese de Manaus, irmã Rosanna Marchetti, a temática da Campanha da Fraternidade 2026 é de grande importância, considerando o contexto em que a capital amazonense aparece entre as cidades com maiores concentrações de favelas do país, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).“Esse tema nos faz refletir sobre como a cidade de Manaus está entre as 20 primeiras do Brasil com essa realidade de favelas e nos ajuda a perceber o quanto é importante debater o assunto, mas também promover ações concretas de proximidade com essas famílias que vivem em situações precárias”, destacou.
Neste ano, o objetivo é chamar a atenção para a temática social da moradia, seja para famílias em situação de vulnerabilidade social, seja para pessoas em situação de rua.
“Este tema nos ajuda a refletir em vários aspectos, na dimensão social e na dimensão da fé, para escolhermos ações concretas para abordar essa temática, pois isso tem a ver com a nossa fé. Ele veio morar entre nós. Jesus também foi alguém que veio ao mundo e não tinha moradia”, finalizou.