O sorteio dos confrontos da segunda fase da Copa do Brasil 2026 será realizado nesta quarta-feira, às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Além de definir os emparelhamentos, o evento vai apontar os mandos de campo das partidas da primeira fase, partidas que já vinham com mandos pré-definidos.
O encontro também oficializa a entrada de 88 clubes na segunda etapa, entre classificados da primeira fase e campeões estaduais, conforme informação divulgada pela CBF.
Como funcionam a primeira e a segunda fase
De acordo com os dados divulgados pela CBF, “Os duelos da 1ª fase envolvem apenas os 28 times classificados com pior posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. Eles disputam entre si 14 vagas para a 2ª fase do torneio.”
Também segundo a CBF, “Já na 2ª fase, 88 times entram na disputa da Copa do Brasil. Além das 14 classificadas nos duelos iniciais, mais 74 equipes campeãs de torneios estaduais passam jogar a competição.”
Potes divulgados e principais times por chave
O sorteio saiu com os potes definidos, agrupando os clubes que entrarão na disputa da segunda fase. No Pote A estão times como Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, América-MG, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB, Vila Nova-GO e Operário-PR.
O Pote B reuniu Avaí, Novorizontino-SP, CSA, Amazonas, Tombense-MG, Volta Redonda, Guarani, ABC, Londrina, Retrô-PE e Ypiranga-RS, enquanto o Pote C tem Athletic-MG, Botafogo-PB, Maringá, São Bernardo, Caxias-RS, Figueirense, América-RN, Manaus, Altos-PI, Nova Iguaçu-RJ e Águia de Marabá-PA.
No Pote D aparecem Anápolis-GO, Sousa-PB, Tocantinópolis, ASA-AL, Porto Velho, Ceilândia-DF, Portuguesa-RJ, Trem-AP, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Maranhão. O Pote E traz Santa Cruz, Tuna Luso, Maracanã-CE, Cianorte-PR, Operário-MS, Jacuipense-BA, Capital-DF, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Operário-MT e Manauara-AM.
O Pote F tem Azuriz-PR, Rio Branco-ES, Boavista-RJ, GAS-RR, Guarany de Bagé-RS, Mixto-MT, Portuguesa-SP, Atlético-BA, Lagarto-SE, Capital-TO e Independência-AC. Já o Pote G reúne Joinville, Uberlândia-MG, Imperatriz-MA, Penedense-AL, Porto Vitória-ES, Castanhal-PA, Nacional-AM, Oratório-AP e vagas reservadas para vencedores de grupos.
Por fim, o Pote H concentra os vencedores dos 14 confrontos da primeira fase, listados como Venc. Grupo 4 até Venc. Grupo 14, que completarão a chave após a etapa inicial.
Transmissão e o que observar
O sorteio terá transmissão ao vivo pela CBF TV no YouTube, permitindo que torcedores acompanhem em tempo real os emparelhamentos e os mandos de campo.
Vale destacar que tanto na primeira, quanto na segunda etapa, os duelos acontecem em jogo único, com mando de campo previamente definido, o que confere ainda mais importância ao sorteio dos mandos.
O que muda para clubes e torcedores
Com confrontos em jogo único e mandos definidos, equipes de menor investimento buscam aproveitar o fator casa, enquanto clubes maiores tentam evitar surpresas fora. A definição dos potes e dos mandos, portanto, altera diretamente a estratégia de clubes e a expectativa das torcidas.
Fique atento à transmissão da CBF TV e às atualizações oficiais da CBF para saber os horários e locais das partidas, e acompanhe a evolução da Copa do Brasil 2026 a partir da segunda fase.