Um grave acidente ferroviário abalou o estado de Oaxaca, no sul do México, neste domingo (28). Um trem interoceânico, que transportava 250 pessoas, descarrilou próximo à cidade de Nizanda, resultando na morte de pelo menos 13 indivíduos e deixando 98 feridos.

Segundo informações da Marinha mexicana, o comboio era composto por nove tripulantes e 241 passageiros. Das 98 pessoas feridas, 139 já foram consideradas fora de perigo, enquanto 36 necessitaram de atendimento médico imediato. A presidente Claudia Sheinbaum informou, através da plataforma X, que cinco dos feridos encontravam-se em estado crítico e que autoridades de alto escalão foram enviadas ao local para prestar apoio às famílias das vítimas fatais.

O governador de Oaxaca, Salomón Jara Cruz, manifestou suas condolências aos familiares enlutados e assegurou que as autoridades estaduais estão em colaboração com agências federais para oferecer assistência aos afetados pelo desastre.

A Procuradoria Geral da República do México iniciou uma investigação formal para apurar as causas do descarrilamento, conforme comunicado pela procuradora-geral Ernestina Godoy Ramos em suas redes sociais.

O Trem Interoceânico, inaugurado em 2023 durante a gestão do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, é um componente central do ambicioso projeto do Corredor Interoceânico. Esta iniciativa busca revitalizar a conexão ferroviária através do Istmo de Tehuantepec, ligando os portos de Salina Cruz, no Oceano Pacífico, a Coatzacoalcos, na costa do Golfo do México.