A ação teve como foco a fiscalização de caminhões e carretas que circulam de forma irregular nas imediações do porto Chibatão, uma das áreas com maior fluxo de veículos pesados da cidade.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta segunda-feira (17) mais uma etapa da operação “Carga Pesada”, na avenida General Rodrigo Otávio, zona Sul da capital. A ação teve como foco a fiscalização de caminhões e carretas que circulam de forma irregular nas imediações do porto Chibatão, uma das áreas com maior fluxo de veículos pesados da cidade.
Segundo o diretor de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, esta já é a centésima operação do tipo realizada apenas em 2025.
“A gente praticamente já realizou mais de cem grandes operações ‘Carga Pesada’ este ano, para fiscalizar caminhões, carretas e veículos pesados para garantir mais segurança e evitar acidentes graves”, afirmou.
Durante a ação, foram identificadas diversas irregularidades, como pneus desgastados, containers soltos em semirreboques e ausência de equipamentos obrigatórios de segurança.
“Essas falhas colocam em risco não só os condutores, mas toda a população. Um container mal fixado pode tombar sobre outro veículo e causar acidentes fatais”, alertou Ventilari.
Além das autuações, um caminhão foi removido por apresentar condições críticas de segurança. A operação também incluiu a checagem de documentos dos motoristas e dos veículos, além da inspeção de itens como cintos de segurança, faróis, lanternas e retrovisores.

Questionado sobre os recentes acidentes envolvendo veículos pesados na capital, o diretor de operações do IMMU explicou que ainda não há uma regulamentação específica de horários para a circulação desses caminhões em áreas urbanas. No entanto, ele afirmou que o instituto estuda alternativas para reduzir os riscos e melhorar a fluidez do trânsito nessas regiões.
“Estamos avaliando medidas que possam organizar melhor essa circulação, inclusive com apoio da iniciativa privada. O objetivo é garantir mais segurança para todos que transitam por essas vias”, disse.
Com a estimativa de que o setor industrial de Manaus movimente mais de um milhão de containers até o fim de 2025, o de IMMU reforça a importância da colaboração entre poder público, empresas transportadoras e motoristas para reduzir os riscos no trânsito.
“A probabilidade de acidentes é grande, mas estamos fazendo a nossa parte. As empresas e os condutores também precisam fazer a deles”, concluiu Ventilari.
A orientação é denunciar, caso a população veja qualquer irregularidade, acione o órgão por meio dos canais oficiais do IMMU