Manacapuru (AM) – Um homem de 33 anos foi preso, na terça-feira (11), acusado de estupro de vulnerável após manter um relacionamento com uma menina de 11 anos no município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. O caso ganhou repercussão pela conivência do pai da vítima, de 38 anos, que também foi autuado em flagrante por omissão.

De acordo com informações da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, as investigações começaram após o Conselho Tutelar do município informar que o suspeito vivia maritalmente com a criança, situação que ocorria com o conhecimento do pai. O homem residia na mesma comunidade rural que a família da menina.

Durante as diligências, a equipe policial constatou a veracidade da denúncia e efetuou a prisão do suspeito. O pai da criança também foi levado à delegacia, onde foi autuado por estupro de vulnerável por omissão, uma vez que permitia a convivência da filha com o acusado.

Segundo a delegada responsável pelo caso, a conduta do pai foi fundamental para a continuidade do crime. “Ele tinha plena consciência da situação e, mesmo assim, autorizava o relacionamento, o que configura omissão dolosa”, explicou.

A criança foi resgatada e encaminhada ao Conselho Tutelar, que está acompanhando o caso junto à rede de proteção do município. O suspeito e o pai da vítima permanecem à disposição da Justiça.