Circula nas redes sociais uma informação falsa alegando que o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto teria sido desativado pela organização social Agir. A notícia, no entanto, é mentirosa e já foi oficialmente desmentida.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o CTQ segue funcionando normalmente, sem qualquer alteração em sua rotina. Pelo contrário: a unidade está recebendo novos investimentos, como aquisição de mobílias e equipamentos. Um projeto de reforma também está em andamento, com o objetivo de ampliar e qualificar ainda mais o atendimento à população.

A Fake News foi divulgada por um site sem compromisso com a verdade e tem gerado grandes prejuízos a população amazonense.

A SES-AM repudiou a divulgação do boato, ressaltando que a veiculação irresponsável de informações falsas gera insegurança na população e pode comprometer o funcionamento de serviços essenciais, como o sistema de regulação de pacientes, o resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros e o próprio atendimento hospitalar.

Confira a nota oficial na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, unidade que integra o Complexo Hospitalar Sul, está funcionando normalmente. O CTQ, inclusive, está recebendo investimentos com a aquisição de novos equipamentos e mobílias. Um projeto de reforma está em andamento, o que só reforça a intenção de valorização e fortalecimento do serviço, que é referência para todo o Amazonas e Norte do Brasil.

A SES repudia a divulgação de falsas informações como essa, feitas sem responsabilidade na apuração, que causam insegurança desnecessária à população e representam sérios riscos à saúde pública, podendo confundir o sistema de regulação de pacientes do interior e da capital, o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros e os próprios usuários que necessitam do serviço.”