Criminosos envolvidos no assalto a uma joalheria dentro do Amazonas Shopping, em Manaus, tentaram usar uma criança como escudo humano para evitar a prisão. A informação foi confirmada nesta terça-feira (1º/7) pelo delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga.
De acordo com o delegado, a abordagem policial foi feita com precisão, evitando qualquer tipo de ferimento.
“Não houve dano colateral, ninguém saiu machucado. Eles tentaram usar as crianças como escudo humano, mas a ação da polícia foi cirúrgica, garantindo a segurança de todos”, disse Fraga.
Esconderijo na zona rural
A captura dos suspeitos aconteceu em um sítio escondido na mata, na zona rural de Itacoatiara (distante 270 km de Manaus). De acordo com o delegado Juan Valério, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), um dos criminosos chegou a segurar o próprio filho nos braços para impedir que os agentes o algemassem.
Mesmo com a resistência, os policiais conseguiram realizar as prisões sem feridos.
Investigação e prisões
Ao todo, seis pessoas foram identificadas como participantes do assalto. Três foram presas durante a operação, e uma adolescente também foi apreendida.
As investigações revelaram que o grupo esteve no shopping um dia antes do crime para fazer o levantamento do local. A adolescente, acompanhada do namorado — um dos presos — entrou na loja fingindo interesse em comprar joias para uma formatura.
No dia seguinte, o grupo retornou e realizou o assalto.
Buscas continuam
A polícia segue em diligência para localizar os demais envolvidos no crime, que estão foragidos. As investigações continuam sob sigilo.